analytics
Vai reservar férias pela internet? Os cuidados e o que fazer em caso de burla

Vai reservar férias pela internet? Os cuidados e o que fazer em caso de burla

Leia o alerta da DECO PROteste. 

14 May 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

“Cuidado” e “não desista” se for enganado - é o alerta da DECO sobre a marcação de férias online 

Segundo a DECO PROTeste, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, têm surgido mais casos de anúncios falsos de alojamentos em sites de reservas e há uma lacuna legal que deixa os consumidores desprotegidos. A organização pede especial atenção ao fazer este tipo de reservas online. 

A DECO aconselha ainda que, em caso de fraude, não se desista - muitas situações têm solução com a ajuda da organização. 

Em 2024, a DECO recebeu 17 mil pedidos de apoio de consumidores, e cerca de 70% foram resolvidos favoravelmente. Por isso, se estiver certo, vale a pena reclamar, mesmo perante obstáculos. 

Contudo, a organização reconhece que nem sempre há soluções eficazes, especialmente quando a legislação não cobre devidamente situações de fraude em sites de alojamento

A DECO reforça que é urgente garantir proteção aos utilizadores destas plataformas, uma vez que os sites de alojamento não assumem, atualmente, responsabilidade pelas reservas feitas entre os anfitriões e os hóspedes - deixando os consumidores desprotegidos

Então, antes de marcar a sua estadia, informe-se bem. A DECO aconselha a leitura do seu guia sobre fraudes em alojamentos de férias, que ajuda a identificar sinais suspeitos e explica como agir caso seja enganado. Leia aqui.  

Saiba ainda: Férias: A quantos dias tenho direito, e posso renunciar?

Para mais conteúdos semelhantes, basta acompanhar o Poupança no Minuto pelos seguintes meios:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.