analytics
Tem uma dívida às finanças? Saiba como funciona no IRS

Tem uma dívida às finanças? Saiba como funciona no IRS

Se tiver uma dívida às Finanças e a sua simulação de IRS apresentar um valor de reembolso, pode não o receber. Perceba melhor, em seguida. 

12 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se tem dívidas às Finanças, pode não receber reembolso de IRS 

Segundo a Autoridade Tributária (AT) no Portal das Finanças, os contribuintes que apresentem dívidas ao fisco, ainda que tenham direito ao reembolso de IRS, poderão não o receber.  

Isto porque a entidade irá utilizar o montante do reembolso a que tem direito para liquidar os valores que tem em dívida. 

“Se no momento de a emissão do crédito existirem processos de execução fiscal ativos, i.e., existência de dívidas, o reembolso será aplicado no pagamento das mesmas”, pode ler-se no Portal das Finanças

Ainda assim, “se o montante a reembolsar for superior ao valor da dívida, será devolvido ao contribuinte o valor remanescente”, como explica a AT. 

Mas poderá haver casos em que o contribuinte tenha direito ao reembolso completo do IRS. Como esclarecido no Portal, “pode ficar numa situação de reembolso se o imposto entregue nos cofres do Estado em resultado de retenção na fonte ou de pagamentos por conta for superior ao devido”. 

Estava a contar com o reembolso de IRS e não o verá? Pondere outras soluções que lhe garantam poupança no orçamento mensal, com a ajuda gratuita de um intermediário de crédito e mediador de seguros como a Poupança no Minuto.

Se tiver créditos e/ou seguros, a renegociação das condições dos contratos, ou a transferência dos mesmos para novas entidades, podem gerar uma poupança significativa nas suas prestações mensais. Fale connosco para avaliarmos a sua situação específica. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.