analytics
Mulher em secretária ao computador com estatísticas na tela e em folhas mais calculadora para simbolizar dados do salário médio baixo de Portugal

Portugal como 5.º país da UE com salário médio mais baixo

Segundo dados divulgados pela Pordata, o salário médio e o salário mínimo nacional de Portugal estão entre os 10 mais baixos da União Europeia (UE). 

15 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo 

De acordo com dados da Pordata, Portugal é o 5.º país da União Europeia (UE) com o salário médio mais baixo, com as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração como setores onde menos se ganha. 

Os dados, que foram partilhados pelo Notícias ao Minuto, indicam que tanto o salário médio português como o salário mínimo nacional estão entre os 10 mais baixos da UE. 

O retrato do mercado laboral na UE da Pordata revela ainda que, considerando o custo de vida, seguido de Portugal com o salário médio mais baixo está a Eslováquia, Grécia, Hungria e Bulgária, sendo que Espanha tem, em média, salários um terço mais elevado que em Portugal. 

“A Pordata revela ainda que o salário médio anual por trabalhador (sem paridade de poder de compra) em Portugal era o 10.º mais baixo dos países da UE, em 2022, com os salários nos 10 países que registam os mais elevados a serem, pelo menos, duas vezes superiores aos dos 10 países da cauda (onde se inclui Portugal)”, explica a notícia divulgada. 

Comparando em paridade de poder de compra, o salário mínimo português está entre os 10 mais baixos dos 22 países da UE com salário mínimo. Já o ordenado médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, em Portugal, com horas extra, subsídios de férias e Natal e prémios, foi de 1.368 euros em 2022. 

Além disso, as áreas com os salários mais baixos, o valor médio foi de 873 euros no setor do alojamento e restauração e de 916 euros no setor da agricultura e pescas. 

Contrapondo, os dados mostram que as áreas com os salários médios mais elevados foram o setor das atividades financeiras e de seguros (1.705 euros), da eletricidade, gás e água (2.243 euros), e de organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais (3.156 euros). 

Caso precise de um acrescento nos seus rendimentos mensais, o Poupança no Minuto pode encontrar soluções financeiras para diminuir as prestações que paga pelos seus créditos e seguros. Contacte-nos aqui: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.