analytics
Mudar de banco é mais simples do que pensa: Saiba como transferir a sua conta

Mudar de banco é mais simples do que pensa: Saiba como transferir a sua conta

Se está a considerar mudar de banco, o processo pode ser mais fácil do que imagina. Conheça os passos a seguir para transferir a sua conta bancária. 

17 Jul 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como transferir a minha conta bancária para outro banco? 

Mudar de banco em Portugal tornou-se um processo mais acessível devido ao serviço de mudança de conta que todas as instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar. Este serviço facilita a transferência de serviços associados à sua conta atual para uma nova conta noutro banco.  

Como iniciar a mudança de conta 

O primeiro passo é dirigir-se ao banco para o qual pretende mudar (banco de destino) e solicitar o serviço de mudança de conta. Será necessário preencher um formulário, autorizando o novo banco a tratar da transferência dos serviços. Se a conta tiver mais do que um titular, todos devem assinar o pedido.  

O que pode ser transferido 

Pode optar por transferir:  

  • Débitos diretos (como pagamentos de serviços públicos ou subscrições)  
  • Ordens permanentes (transferências regulares para outras contas)  
  • Transferências a crédito recorrentes (como salários ou pensões)  
  • Saldo remanescente da conta antiga  
  • Encerramento da conta antiga  

O novo banco coordenará com o banco de origem para efetuar estas alterações.  

Prazos a considerar 

O processo de mudança de conta não é imediato. Após o pedido, os bancos têm prazos específicos para concluir as tarefas:  

  • O banco de destino deve solicitar as informações necessárias ao banco de origem no prazo de dois dias úteis.  
  • O banco de origem tem cinco dias úteis para fornecer as informações solicitadas.  
  • A transferência efetiva dos serviços deve ocorrer no mínimo 13 dias úteis após o pedido, salvo indicação em contrário pelo cliente.  

Custos associados 

Os bancos não podem cobrar comissões pela prestação de informações relacionadas com o serviço de mudança de conta. No entanto, podem aplicar comissões razoáveis por outras tarefas associadas, desde que informem previamente o cliente sobre esses custos.  

Encerramento da conta antiga 

Se desejar encerrar a conta antiga, deve indicar essa intenção no formulário. O banco de origem procederá ao encerramento na data acordada, desde que não existam obrigações pendentes.  

Para mais informações sobre o serviço de mudança de conta, consulte o Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal

Leia também: Sabia que pode poupar com a sua conta bancária?

Saiba mais informações semelhantes, acompanhando os conteúdos do Poupança no Minuto nas redes sociais e através da newsletter semanal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.