analytics
Já recebeu o salário? Recorde o método de gestão dos rendimentos 50/30/20

Já recebeu o salário? Recorde o método de gestão dos rendimentos 50/30/20

Se já recebeu o salário deste mês, atente a esta regra que pode começar a aplicar aos seus rendimentos mensais para que consiga poupar. 

04 Mar 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Comece a gerir os seus rendimentos através do método 50/30/20 

Ao receber o salário do mês, com o pagamento de despesas fixas e outras tantas que vão surgindo, a gestão do dinheiro pode ser um desafio. Mas há alguns métodos que pretendem ajudar na organização mensal, como o método 50/30/20. 

Este é um método que “ajuda a gerir o orçamento familiar de forma eficiente, simples e sustentável”, segundo o site Ei – Educação e Informação da Associação Mutualista Montepio, citado no Notícias ao Minuto

“O princípio básico da regra 50/30/20 consiste em distribuir o rendimento líquido por três categorias de despesa: necessidades, desejos e poupança (ou amortização de dívidas)”, lê-se ainda. 

Veremos então como é feita a divisão dos rendimentos mensais através deste método: 

Necessidades: 50% do rendimento - “Esta categoria inclui todas as despesas essenciais, isto é, que são imprescindíveis para viver. Eis alguns exemplos: a renda da casa ou a prestação do crédito habitação, os gastos com transporte, a mensalidade do crédito automóvel, os prémios de seguros, as compras de supermercado e as contas de eletricidade, gás, água e telecomunicações”; 

Desejos: 30% do rendimento - “Aqui, estão todas as despesas supérfluas, ou seja, gastos que não são indispensáveis, mas que tornam a vida mais agradável. Estas despesas incluem: refeições fora de casa, vestuário não essencial, atividades culturais, subscrições mensais (ginásio e Netflix, por exemplo) e férias”; 

Poupança ou amortização de dívidas: 20% do rendimento - “Esta parcela dos rendimentos destina-se à poupança (por exemplo, para acautelar a reforma ou a educação dos filhos ou criar um fundo de emergência), ao investimento e ao pagamento de dívidas”. 

Esta regra 50/30/20 surgiu, a primeira vez, no livro All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan (2005), da autoria da senadora norte-americana Elizabeth Warren e da sua filha, Amelia Warren Tyagi. 

Leia com mais detalhe: Gerir um orçamento familiar? Conheça a regra de poupança 50/30/20

Siga o Poupança no Minuto para mais dicas de poupança e gestão das finanças:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.