analytics
5 erros financeiros a evitar se quiser (mesmo) poupar

5 erros financeiros a evitar se quiser (mesmo) poupar

Se está à procura de poupar, mas não tem tido sucesso, saiba em seguida quais os erros financeiros a evitar para conseguir suceder. 

23 Aug 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Atente a estes conselhos de uma especialista, se quiser (mesmo) poupar 

As dicas são de uma especialista norte-americana em finanças pessoais, Yanely Espinal, partilhadas com o Notícias ao Minuto, e referem os erros financeiros mais comuns a ser evitados para se conseguir poupar dinheiro

Segundo o artigo da especialista na rádio norte-americana NPR, um dos erros passa por “pensar que um empréstimo é dinheiro grátis”. Isto porque os credores “estão a gerir um negócio e vão ter lucro”, pois com as “taxas de juro tão elevadas” o valor “a pagar é significativamente superior ao montante que pediu emprestado”. 

Pelo que, previamente à escolha do empréstimo, é necessário “procurar o melhor negócio”, para comparar e escolher as melhores condições que lhe podem oferecer no mercado. Para o efeito pode, por exemplo, recorrer a um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto que o ajuda durante todo o processo (sem custos), mediando a comunicação e burocracias com os bancos, para chegar à melhor proposta. 

Outro erro muito comum é comprometer-se a ser fiador de um empréstimo, uma vez que “está a concordar em ser responsável pela dívida de outra pessoa”, e caso o devedor não pague tem de reembolsar o valor. Este fator pode ainda dificultar caso queira pedir um empréstimo próprio. 

Para poupar, deve “colocar o seu dinheiro numa conta poupança de alto rendimento”, segundo a especialista. Isto ao invés de manter o dinheiro numa conta poupança tradicional, pois “é provável que esteja a render pouco ou nenhuns juros”. “Colocar o seu dinheiro numa conta poupança de alto rendimento é uma forma fácil de fazer crescer as suas poupanças”, esclarece. 

Além disso, deve ainda ter atenção à tendência de “gastar mais quando se ganha mais”. “As pessoas pensam que um rendimento mais elevado significa que têm de viver um estilo de vida compatível com esse rendimento”. Sendo que, nestes casos, “os gastos estão a consumir as poupanças”. Por isso, “se está a ganhar mais dinheiro, a sua taxa de poupança também deve aumentar”, alerta Espinal. 

Por fim, tenha cuidado com o erro de “fazer investimentos com base em publicidade”. Não deve investir “no que está na moda neste momento, como ações individuais, em vez de investirem dinheiro em algo menos arriscado”. 

Para mais dicas de poupança, mantenha-se a par da newsletter semanal do Poupança no Minuto ou contacte diretamente um agente se necessitar dos serviços de intermdiação de crédito:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.