analytics
Terminar arrendamento por atraso no pagamento? Saiba se pode e em que situações

Terminar arrendamento por atraso no pagamento? Saiba se pode e em que situações

Conheça as situações em que pode resolver um contrato de arrendamento por falta de pagamento. 

27 Jan 20251 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Pode terminar um arrendamento nestas situações de atraso no pagamento 

É senhorio e o inquilino do seu imóvel atrasou-se no pagamento da renda? É possível resolver o contrato de arrendamento em certos casos. 

De acordo com um artigo da DECO PROteste, o arrendamento pode ser cessado caso o inquilino se atrase com o “pagamento da renda por um período igual ou superior a três meses”. 

Porém, também o pode fazer “se houver um atraso no pagamento superior a oito dias, por mais de quatro vezes (consecutivas ou não) num período de 12 meses”. 

Para informar, é necessário escrever uma carta para o inquilino. Deve ter atenção se a casa arrendada é casa de família, pois assim “a comunicação deve ser enviada a ambos os cônjuges”. Bem como “a carta, referente ao contrato de arrendamento com domicílio convencionado, deve ser enviada com aviso de receção”. 

Confira o exemplo da carta no artigo da DECO PROteste.  

Leia também: Arrendamento: Informe-se sobre o processo e direitos de arrendatário

Mantenha-se informado sobre questões semelhantes acompanhando o Poupança no Minuto nas redes sociais e na newsletter semanal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.