analytics
Transferência do crédito habitação, tenho de duplicar os seguros de vida e multirriscos?

Transferência do crédito habitação, tenho de duplicar os seguros de vida e multirriscos?

Para transferir o crédito habitação, deve ter em conta os seguros associados ao financiamento: Se o banco para o qual vai transferir sugerir a contratação dos seguros na seguradora parceira, para melhores condições de crédito, lembre-se de que não pode cancelar as outras apólices sem ter vendido o imóvel. Então, o que fazer nesta situação? Explicamos tudo neste artigo. 

25 Oct 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de esclarecer questões relativas a créditos e seguros? Os agentes da Poupança no Minuto disponibilizam serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros. Contacte-nos já ou fique a perceber melhor o que acontece aos seguros no caso de transferir o empréstimo hipotecário, em seguida. 

Crédito habitação: Deve ter associado seguro de vida e seguro multirriscos 

No momento de contratar um crédito habitação, os bancos exigem que contrate dois seguros: Um seguro de vida e um seguro multirriscos. É um passo mandatário de forma que o financiamento seja aprovado, para que o banco se proteja caso decorra uma situação imprevista. 

Então, o seguro de vida protege a instituição bancária caso o titular do crédito sofra uma doença ou acidente que o impeça de ganhar rendimentos e reembolsar as prestações do empréstimo. Ao mesmo tempo, o seguro multirriscos protege o imóvel no caso de ocorrer algum sinistro ao mesmo. Dependendo das coberturas, pode também cobrir o recheio do imóvel. 

Pode procurar a seguradora mais adequada 

Por norma, os bancos pedem que contrate os seguros na seguradora associada aos mesmos, mas saiba que não é obrigado a fazê-lo. Pode procurar a seguradora que mais faça sentido para si e lhe ofereça a melhor proposta face ao custo-benefício. O que pode acontecer, neste caso, é o banco aumentar o spread do crédito em contrapartida, mas, ao fazer contas, muitas vezes compensa perante o quanto fica a poupar com os seguros numa entidade exterior ao banco. 

Mas colocando a seguinte situação: já tem o crédito habitação contratado e, na altura em que efetuou o processo, contratou os seguros na seguradora associada. E agora pretende transferir o crédito habitação. A questão coloca-se: O que deve ser feito aos seguros? Será possível cancelar a apólice antecipadamente nestes casos? Vejamos em seguida. 

Quero transferir o crédito habitação, o que faço aos seguros? 

Se, por falta de conhecimento ou por ter considerado vantajoso, quando contratou o seu crédito habitação optou pela seguradora associada ao banco para contratar os seguros exigidos (de vida e multirriscos), ao querer transferir o crédito habitação podem existir algumas questões. Uma vez contratados os seguros na seguradora parceira do banco, ao transferir o crédito, o que acontece aos seguros?  

O que acontece, muitas vezes, é que ao transferirem o crédito, os clientes esquecem-se dos seguros e contratam novas apólices na seguradora do banco para o qual transferiram, por sugestão do mesmo (para melhores condições de financiamento). Deixando os outros seguros ainda ativos e ficando com seguros duplicados, sem necessidade. 

Como precaver a duplicação de seguros? 

Então, o que deve ser feito para precaver esta situação? Por norma, estes seguros só podem ser cancelados em dois casos: ao não renovar a apólice, o que implica esperar até à data da renovação seguinte, ou na venda do imóvel.  

Neste caso, como o imóvel não é vendido, mas a dívida é terminada no primeiro banco, deve atentar que é um assunto que terá de tratar diretamente. 

Por isso, para precaver a contratação de seguros duplicados, pode: Sugerir ao novo banco manter os seguros atuais que tem, caso esteja satisfeito. Ou, se considerar que compensa, avançar com a transferência dos seguros para a nova seguradora. É verdade, tal como transfere a hipoteca, pode também mudar os seguros para uma nova entidade. 

Apesar de não acontecer de forma automática, ou seja, ao transferir o crédito não transfere também os seguros, é possível pedir a transferência na seguradora atual. 

Para que não falhe nenhum passo, pode recorrer a um intermediário de crédito/mediador de seguros como a Poupança no Minuto para o acompanhar nos processos de transferência, tanto de crédito habitação como de seguros. 

Garanta que alcança a maior poupança possível com os seus encargos e prestações mensais, com a ajuda de um serviço gratuito e personalizado. Contacte a Poupança no Minuto, poupe-se a burocracias, desafios e poupe no orçamento! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.