analytics
Taxa de juro de renegociações e novos créditos habitação cai em abril

Taxa de juro de renegociações e novos créditos habitação cai em abril

Em abril de 2025, as taxas de juro associadas aos novos créditos e às renegociações de crédito habitação em Portugal registaram uma descida, proporcionando alívio às famílias com empréstimos para habitação. 

05 Jun 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Descida da taxa de juro nas renegociações e novos créditos habitação em abril 

Segundo dados do Banco de Portugal, partilhados no Notícias ao Minuto, a taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, incluindo renegociações, desceu - fixando-se em 3,06% em abril, face aos 3,13% registados em março.  

Especificamente, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação recuou para 3,02%, enquanto a das renegociações desceu de 3,43% para 3,26%

Comparação com a Zona Euro 

No contexto da área do euro, a taxa de juro média das novas operações de empréstimos habitação diminuiu 0,06 pontos percentuais, para 3,25%, colocando Portugal com a oitava taxa de juro média mais baixa entre os países da zona euro. 

Impacto nas prestações mensais 

A prestação média mensal dos empréstimos habitação em Portugal recuou dois euros em abril face a março, situando-se nos 407 euros, o valor mais baixo desde setembro de 2023.  

Preferências nas taxas de juro 

Em abril, a Euribor a seis meses tornou-se a mais utilizada nas novas operações de crédito habitação, representando 47,2% do montante de novas operações com taxa variável.  

A taxa fixa apresentava a maior taxa de juro entre as novas operações (3,61%), seguida da taxa variável (3,20%) e da taxa mista (2,9%).  

A tendência de descida das taxas de juro no crédito habitação em Portugal continua a proporcionar algum alívio às famílias, refletindo-se em prestações mensais mais baixas e em condições de financiamento mais favoráveis. 

Como o Poupança no Minuto pode ajudar a renegociar o seu crédito habitação

Se acha que está a pagar demasiado pelo seu crédito habitação ou quer aproveitar melhor a descida das taxas de juro, a renegociação do crédito pode ser uma excelente solução. No Poupança no Minuto, ajudamos a:

  • Comparar propostas de vários bancos;
  • Reduzir ainda mais prestação mensal da casa;
  • Renegociar condições com a sua entidade atual ou transferir o crédito sem custos;
  • Simular o impacto de baixar o spread, fixar a taxa ou amortizar o empréstimo.

Evite burocracias e decisões mal informadas! Com apoio especializado e gratuito, pode poupar centenas de euros todos os meses. Fale com um intermediário de crédito do Poupança no Minuto e perceba já quanto pode poupar:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.