analytics
Quanto tempo demora desde a pré-aprovação do crédito habitação à escritura?

Quanto tempo demora desde a pré-aprovação do crédito habitação à escritura?

O processo pode levar de 4 a 12 semanas. Saiba o que influencia o prazo e como evitar atrasos. 

20 Mar 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Da pré-aprovação do crédito à escritura: Com quanto tempo posso contar? 

Se já obteve a pré-aprovação do crédito habitação, o próximo passo é a concretização da compra do imóvel e a assinatura da escritura. 

Mas quanto tempo demora este processo? A resposta depende de vários fatores, mas, em média, pode levar entre 4 e 12 semanas. 

1. Avaliação do imóvel (1 a 2 semanas) 

Após a pré-aprovação, o banco precisa de garantir que o imóvel tem o valor adequado para o crédito habitação solicitado.  

Para isso, agenda uma avaliação bancária, um processo que pode demorar cerca de uma a duas semanas, dependendo da disponibilidade dos avaliadores e do tempo de demora das respetivas respostas. 

Saiba aqui: Qual o impacto da avaliação de um imóvel?

2. Aprovação final do crédito (1 a 3 semanas) 

Com base na avaliação do imóvel, o banco analisa todos os documentos e dá a aprovação final do crédito. Se tudo estiver conforme, o contrato de crédito será elaborado. Este passo pode levar uma a três semanas, dependendo da complexidade do processo. 

3. Emissão da minuta e marcação da escritura (1 a 2 semanas) 

Depois da aprovação final, o banco emite a minuta do contrato e coordena com o comprador, vendedor e cartório para agendar a assinatura da escritura. A rapidez deste passo depende da disponibilidade do notário e da obtenção de documentos, podendo levar mais uma a duas semanas. 

Leia mais: Compra de casa: O que devo saber sobre a escritura?

4. Possíveis atrasos 

É preciso ter em conta que algumas situações podem atrasar o processo, tais como: - Erros ou falta de documentos; - Problemas com registos ou hipotecas anteriores; - Agenda do cartório notarial; - Necessidade de aprovação de entidades externas (por exemplo, se o imóvel tiver um regime especial de propriedade). 

Como acelerar o processo? 

Para evitar atrasos e garantir que a escritura acontece no menor tempo possível, deve reunir todos os documentos necessários com antecedência, manter um contacto frequente com o banco, vendedor e notário, e ainda certificar-se de que o imóvel não tem irregularidades ou registos pendentes. 

Se tiver do seu lado um intermediário de crédito do Poupança no Minuto, o processo pode ser agilizado, com um agente especializado a tratar da resolução de possíveis desafios e de toda a burocracia por si! Encontre a melhor proposta do mercado com a nossa ajuda, num processo próximo e rápido, simule já aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.