analytics
Prestações da casa descem na Euribor a três e seis meses em março

Prestações da casa descem na Euribor a três e seis meses em março

Tem um crédito habitação com taxa variável? Então saiba se a sua prestação mensal vai baixar na próxima revisão. 

18 Mar 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se procura alterar o regime de taxa de juro do seu crédito habitação, fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e renegocie ou transfira o seu contrato! Mas leia antes se verá a sua prestação mensal descer. 

Euribor a três e seis meses? A sua prestação da casa vai descer em março 

Em março, os mutuários com crédito habitação e taxa variável indexada à Euribor a três ou seis meses contratada, e revisão agendada para o próximo mês, vão sentir um alívio nas suas prestações mensais. 

Segundo simulações da DECO PROteste, partilhadas pelo Notícias ao Minuto, a descida em causa reflete menos 3,93 euros na Euribor a seis meses e menos 4,48 euros na Euribor a três meses, num exemplo de crédito com 150 mil euros em dívida, prazo de financiamento a 30 anos e spread de 1%. 

Porém, na simulação com o mesmo exemplo para a Euribor a 12 meses, o valor da prestação aumenta cerca de 12 euros. 

Então, repare, no exemplo de crédito com as condições acima descritas, as prestações, com a última revisão, estavam com os seguintes valores: 

Euribor a 6 meses (3,944%) em setembro de 2023: 800,11 euros 

Euribor a 3 meses (3,972%) em dezembro de 2023: 802,67 euros 

Euribor a 12 meses (3,534%) em março de 2023: 763,06 euros 

E com a atualização das taxas Euribor em fevereiro, na próxima revisão, as prestações mensais passam para os seguintes valores: 

Euribor a 6 meses (3,901%): 796,18 euros 

Euribor a 3 meses (3,923%): 798,19 euros 

Euribor a 12 meses (3,671%): 775,34 euros 

Pode assim observar-se que a média da Euribor de fevereiro desceu 0,002 pontos para 3,923% a três meses, subiu 0,009 pontos para 3,927% a seis meses e 0,070 pontos para 3,609% a 12 meses. 

Note que estas atualizações só se aplicam a prestações mensais dos créditos habitação que estejam em regime de taxa variável, indexados às taxas Euribor. Se é o seu caso e quer uma prestação mensal mais estável, saiba que é possível alterar o seu regime de taxa para fixa, renegociando as condições do seu contrato atual com o seu banco, ou mudando o seu financiamento de banco. 

Com a ajuda dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto acede a um serviço gratuito de mediação com os bancos, simulações de várias propostas e aconselhamento face à proposta mais adequada a si! Os agentes apoiam-no ao longo de todo o processo, para que consiga ter melhores condições no seu crédito da casa. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.