analytics
Portugal é o segundo país a consumir menos energia: Sabe como poupar?

Portugal é o segundo país a consumir menos energia: Sabe como poupar?

Sabia que Portugal é o segundo país em que as famílias menos consomem energia? Perceba o que está em causa e como se pode poupar energeticamente, em seguida. 

09 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de organizar as suas finanças e está a analisar onde pode poupar? Pondere a revisão ou transferência de créditos ou seguros, contacte a Poupança no Minuto e perceba como o podemos ajudar. Mas leia antes os dados e dicas que temos para si. 

Portugal entre países que as famílias menos consomem energia “per capita” 

Segundo os dados da Pordata, divulgados em publicação da rede social X (antes Twitter), as famílias portuguesas estão entre as que menos consomem energia na Unuão Europeia (UE). 

Portugal foi considerado, em 2022, o segundo país da UE que menos consumiu energia “per capita”. 

“Portugal foi o 2.º país da UE em que as famílias menos consumiram energia 'per capita', com 285 quilogramas equivalentes de petróleo”, pode ler-se na publicação da Pordata. 

Além disso, a empresa refere que o valor em causa é “cerca de metade da média europeia (542) e muito abaixo dos que mais consomem, os finlandeses (1.016)”. 

Sabe como poupar energeticamente? 

Para poupar energia e ter uma casa mais eficiente, atente às seguintes dicas: 

  • Coloque isolamento térmico em casa – Evita que o imóvel sobreaqueça com calor e funciona como camada térmica no frio, tirando a necessidade de equipamentos de aquecimento ou arrefecimento que gastam muita energia; 
  • Também a colocação de janelas eficientes oferece um conforto térmico e um isolamento acústico; 
  • Aparelhos de eficiência energética como um ar condicionado também poupam muito mais energia que, por exemplo, um aquecedor elétrico; 
  • Além disso, pode investir em sistemas de produção de água quente, como bombas de calor ou termoacumuladores híbridos, pois podem reduzir mais de 50% de energia a aquecer a água; 
  • Troca das luzes de casa para lâmpadas LED; 
  • No processo de escolha de eletrodomésticos, escolha equipamentos de baixo consumo (que tenham uma classe energética igual ou superior a A++); 
  • Por fim, também os painéis solares, apesar de necessário um investimento inicial, podem reduzir em cerca de 60% o consumo de uma casa. 

Precisa de ajuda a aumentar as suas poupanças? Existem outras formas de potencializar o seu orçamento, reduzindo as suas despesas com créditos e seguros, por exemplo. Fale com um intermediário de crédito/mediador de seguro da Poupança no Minuto e saiba melhor como o podemos ajudar! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.