analytics
Incumprimento do crédito habitação: Saiba o que o PERSI pode fazer por si

Incumprimento do crédito habitação: Saiba o que o PERSI pode fazer por si

Entrou em incumprimento com o seu crédito habitação? O PERSI pode ajudar. Conheça o plano que os bancos devem seguir neste caso, e saiba como poupar na sua prestação mensal. 

08 Nov 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Problemas com créditos? A Poupança no Minuto tem o serviço ideal: Intermediação de crédito gratuita, para o ajudar a baixar prestações mensais! Contacte os agentes, ou leia primeiro o que é o PERSI e o que pode fazer por si. 

PERSI pode resolver o incumprimento do seu crédito habitação por si 

O PERSI é um procedimento implementado pelos bancos na hora de resolver o incumprimento das prestações mensais de um crédito. Denomina-se procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento e, na prática, visa a procura de soluções que ajudem um mutuário que falhou com o pagamento do empréstimo. 

Segundo publicação nas redes sociais da Deco Proteste, analisada pelo Notícias ao Minuto, o PERSI “permite ao consumidor (cliente bancário) e à instituição de crédito negociar soluções para resolver a situação de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais”. 

Pelo que, cabe ao banco “avaliar a situação do cliente e propor-lhe, sempre que tal seja viável, soluções adequadas à atual capacidade financeira, objetivos e necessidades”, pode ler-se no post. 

Banco de Portugal explica o procedimento 

O PERSI é um plano criado pelo Banco de Portugal (BdP), que obriga os bancos a encontrar opções que ajudem a recuperar um cliente do incumprimento. 

De acordo com o BdP, este plano assenta no benefício de direitos e garantias por parte dos clientes “para facilitar a obtenção de um acordo com as instituições de crédito na regularização de situações de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais”. 

O procedimento abrange “a generalidade dos contratos de crédito celebrados com consumidores”, garante o BdP. 

Problemas com créditos? Recorra a um intermediário 

Ainda não chegou a esse ponto, mas teme que possa vir a entrar? Ao recorrer a um intermediário de crédito para o ajudar, pode diminuir (significativamente) as prestações que paga.  

Por exemplo, se tem um crédito habitação, o intermediário de crédito pode guiá-lo para que procure novas simulações com condições mais adequadas a si noutros bancos, e a transferir o seu crédito para outra entidade bancária. 

Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto acompanham-no ao longo de todo o processo entre si e os bancos, para chegar à melhor proposta com as melhores condições e consiga poupar com os seus créditos. Contacte-nos e aceda a um serviço de intermediação gratuito, rápido e personalizado! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.