analytics
Garantia pública para 100% do crédito compromete critério da taxa de esforço

Garantia pública para 100% do crédito compromete critério da taxa de esforço

A nova medida de apoio aos jovens vai facilitar a compra do imóvel com crédito para quem não tem poupanças de entrada, mas vai aumentar as prestações mensais e, consequentemente, a taxa de esforço dos mutuários.  

09 Dec 20243 min

Liked what you just read? Share it!

Nova medida da garantia pública no crédito habitação pode comprometer taxa de esforço 

A nova garantia pública para crédito habitação, que permite financiar 100% do valor da casa, visa apoiar quem não possui poupanças para o valor de entrada.  

Contudo, a medida poderá resultar em prestações mais altas e desafiar o critério da taxa de esforço, segundo alertam especialistas do setor e a Deco, citados no Notícias ao Minuto

Esta iniciativa beneficia jovens sem poupanças, eliminando a necessidade de capital inicial, mas aumenta o valor das prestações. “A medida ajudará jovens sem poupanças, mas exige maior capacidade de endividamento”, destacou Paulo Caiado, presidente da APEMIP. 

A medida estará operacional até ao final do ano, entrando em vigor nos últimos dias de dezembro, conforme afirmou Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. 

Destina-se a jovens entre os 18 e 35 anos, com rendimentos até ao 8.º escalão do IRS (81.199 euros anuais), e aplica-se a imóveis com valor até 450.000 euros. A garantia do Estado cobre até 15% do valor, permitindo que os bancos financiem a totalidade do imóvel. 

Este apoio remove uma barreira importante: a falta de poupanças para a entrada, habitualmente necessária quando os bancos financiam até 85% ou 90% do valor da avaliação. 

Contudo, outras limitações permanecem, como a taxa de esforço. Os bancos, seguindo recomendações do Banco de Portugal (BdP), exigem que a soma das prestações mensais de todos os empréstimos do cliente não exceda 50% do rendimento mensal líquido

Nuno Rico, economista da Deco, prevê um impacto limitado da garantia pública, devido às regras macroprudenciais do BdP. O critério dos 50% da taxa de esforço poderá restringir a aplicação prática da medida, especialmente porque o financiamento total do imóvel implica prestações mais elevadas. 

“Passar de 85% ou 90% para 100% do valor do imóvel aumenta as prestações, exigindo rendimentos mais altos para cumprir os critérios de endividamento”, explicou. 

Embora a garantia pública represente um passo positivo para facilitar o acesso à habitação, sobretudo para jovens, o aumento das prestações e os limites de taxa de esforço colocam desafios à sua implementação prática. 

É por isso que para todo o processo de contratação do crédito habitação é essencial ter apoio do seu lado. Recorrendo à medida, ou não, os intermediários de crédito do Poupança no Minuto disponibilizam um serviço gratuito que o acompanha do início ao fim, encontrando a melhor proposta do mercado, com as condições mais vantajosas para si. Jogamos sempre a seu favor! Simule já o seu crédito aqui:

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Real estate mortgage
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.