analytics
Contratar crédito habitação? Valor de avaliação bancária por m2 aumentou

Contratar crédito habitação? Valor de avaliação bancária por m2 aumentou

Se está a pensar contratar ou transferir o seu crédito habitação, saiba que o valor de avaliação bancária por metro quadrado está superior. Mas o que significa isto no empréstimo hipotecário? 

20 Nov 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Iniciar um processo de crédito habitação ou transferência? É com a Poupança no Minuto! Não perca mais tempo e contacte os intermediários de crédito para dar começo ao procedimento quanto antes. Ou leia, primeiro, quanto aumentou o valor da avaliação bancária e o que significa num crédito habitação. 

Valor de avaliação bancária por metro quadrado está superior

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados em notícia do Notícias ao Minuto, o valor por metro quadrado da avaliação bancária aumentou mais três euros que o mês passado.  

Em setembro de 2023, registou-se um valor de 1.541 euros por metro quadrado da avaliação bancária, observando-se uma taxa de variação, em termos homólogos, equivalente a 7,8%. 

Esta variação distancia-se em 1,0% do valor indicado em agosto, de 8,8%. 

Quanto ao número registado de avaliações bancárias, foram cerca de 24,9 mil os processos efetuados, representando “uma subida de 1,3%, face ao período anterior e uma redução de 3,5% em termos homólogos”, pode ler-se na informação. 

Mais especificamente, foi na Região Autónoma da Madeira onde foi declarado o maior aumento de valores por m2 dos imóveis, comparando com o mês anterior (2,8%), e no Algarve a maior descida de valores (-0,6%). 

Comparando os valores face a setembro de 2022, o valor mediano das avaliações bancárias sofreu uma maior variação também na Região Autónoma da Madeira, em 25,2%, e uma menor variação no Centro, em 6,9%. 

O que representa a avaliação no crédito habitação? 

Mas de que forma a avaliação bancária impacta o crédito habitação? Note, primeiro, que este é um procedimento realizado pelos bancos ao contratar o crédito, mas também ao transferir para um novo banco. Pelo procedimento, pode ter de pagar uma comissão. 

A avaliação bancária tem como maior objetivo chegar ao valor real de uma habitação, para a constituição da hipoteca. O banco precisa de saber quanto vale a propriedade para avançar com o crédito, e o valor determinado pela avaliação terá impacto direto no valor que tem de disponibilizar inicialmente em capitais próprios. 

Atualmente, o banco pode emprestar-lhe até 90% do valor do imóvel no crédito habitação destinado a habitação própria e permanente, e 80% do valor do imóvel em habitação secundária. Mas importa ressalvar que, se o valor de avaliação do imóvel for diferente, o banco financia o valor mais baixo entre o de aquisição ou de avaliação. 

Ou seja, se vai comprar um imóvel por 285.000 euros, mas este for avaliado em 270.000 euros, o banco empresta-lhe 90% deste último. Mas o valor pelo qual vai adquirir mantém-se o mesmo. Pelo que, o valor que tem de dar de entrada será superior. Então, quanto maior for o valor de avaliação bancária atribuído ao imóvel, mais beneficiado sai o mutuário

Minimize o impacto dos custos do crédito habitação com a proposta certa 

Para que antecipe e minimize o impacto dos custos iniciais do crédito habitação, como uma possível avaliação mais baixa que o valor de aquisição, é essencial ter a proposta certa para o seu financiamento

Por forma a chegar à proposta mais baixa e adequada a si, deve recolher várias simulações de diferentes bancos, para comparar e decidir

É aqui que entram os intermediários de crédito: com experiência no mercado, os agentes podem tratar das burocracias, comunicar com os vários bancos e apresentar-lhe as propostas, ajudando-o na análise e escolha final. 

Os serviços dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto são gratuitos, rápidos e personalizados. Contacte-nos e garanta o apoio de um intermediário ao longo de todo o seu processo de crédito! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.