analytics
Boas notícias para crédito habitação: BCE volta a baixar as taxas de juro

Boas notícias para crédito habitação: BCE volta a baixar as taxas de juro

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a reduzir as taxas de juro, pela 5.ª vez consecutiva desde junho de 2024, refletindo a confiança no regresso da inflação à meta de 2%. 

31 Jan 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

BCE volta a baixar as taxas em 0,25% pela 5.ª vez consecutiva 

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou uma nova redução das taxas de juro, baixando a taxa de depósito de 3% para 2,75%. Esta medida insere-se no processo de flexibilização da política monetária, iniciado em junho do ano passado, e reflete a confiança da instituição no regresso da inflação à meta de 2%. 

De acordo com o BCE, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, a decisão foi tomada com base na evolução da inflação, na dinâmica da economia e na eficácia das políticas implementadas. O banco central considera que o processo de descida dos preços está a evoluir conforme esperado, apesar de alguns setores ainda estarem a ajustar salários e custos face à inflação elevada dos últimos anos. 

A instituição destaca ainda que, apesar de a economia continuar a enfrentar desafios, o aumento do poder de compra e a progressiva normalização das condições financeiras deverão impulsionar a procura nos próximos meses

Com esta alteração, as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de depósito, às operações principais de refinanciamento e à cedência de liquidez passam a 2,75%, 2,90% e 3,15%, respetivamente. 

Este é o 5.º corte consecutivo das taxas de juro, reforçando a aposta do BCE numa política monetária mais ajustada ao atual contexto económico. 

Leia também: Explicando a Euribor: Saiba tudo sobre este indexante

Será então o momento ideal para contratar um crédito habitação ou renegociar as condições do seu? Com as taxas de juro a descer, se indexar o seu crédito à taxa de juro variável, consegue aceder a uma prestação mensal mais aliviada. Contacte os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para aceder a uma ajuda contínua e gratuita neste processo de contratação, ou simule já quanto ficaria a pagar de prestação atualmente neste simulador:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.